online marketing

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tacho da Telecom : Televisão digital para quaaaaase todos


Ora aí está,

eu sabia que teria de travar esta batalha mais cedo ou mais tarde. Após dias em que a qualidade do sinal TDT passou de "menos mau" para praticamente inexistente na maior parte do dia decidi usar dos escassos meios que nos são disponibilizados para tentar esclarecer uma dúvida.

Usando do formulário presente em tdt.telecom.pt mandei a seguinte mensagem:

"Caros Srs. pretendo saber qual o contacto para reportar avarias. Antigamente se houvesse falha num canal contactávamos o canal e agora? quando falha um falham todos. Depois de alguns meses com serviço "menos mau" deparamo-nos (todos os habitantes) na minha zona de flutuações na qualidade de sinal na ordem dos 80%. Costumo ter Potencia de sinal a 91% e qualidade a 97% e apesar de manter a potencia (algumas vezes) a qualidade degrada para os 20% e até 0%. Portanto quero saber para quem reclamo e relato a situação. Obrigado."


À qual e de forma até relativamente célere recebi a seguinte resposta.


"Caro Sr. Rui Rodrigues

Obrigado pelo seu contacto.

Relativamente à questão que nos colocou, informamos que a morada referida se encontra numa rua que não está totalmente coberta por TDT.
Para estas situações, onde a zona não está totalmente abrangida pela TDT mas existe potencial de cobertura, recomendamos que contacte um instalador habilitado para verificar, no local de instalação, as condições técnicas de receção da TDT e se existe viabilidade de acesso à televisão digital via terrestre.
Consulte aqui uma sugestão de instaladores habilitados para a sua zona de residência.
Se já confirmou que existe viabilidade de acesso à televisão digital por via terrestre e se possui uma antena UHF exterior instalada e um equipamento compatível com a norma TDT em Portugal - tecnologia DVB-T e norma MPEG-4/H.264 -  a antena deverá ser orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o sistema digital, utilizando a sintonização automática do seu equipamento. Em alguns casos, dependendo, por exemplo, da zona e do tipo de construção, poderá também existir cobertura indoor. Apenas nestes casos será possível utilizar uma antena interior para receber o sinal digital. A antena interior deverá ser orientada da mesma forma que a antena exterior.
Indicamos a seguir os emissores para onde deverá, preferencialmente, orientar a sua antena bem como os respetivos canais e frequências, caso pretenda utilizar a sintonização manual:
Emissor TDT
Latitude
Longitude
Canal
Frequência
Trancão - Torres Novas
39°29'4.91"N
8°33'39.46"W
56
(750-758 MHz)
Alvaiázere
39°49'41.65"N
8°24'40.01"W
56
(750-758 MHz)
Para mais informações consulte a secção Sintonização do nosso site.
Se após análise técnica verificar a inexistência de cobertura TDT, agradecemos que volte a contactar-nos para lhe informarmos a solução alternativa para o acesso à televisão digital gratuita na sua morada.

Para mais informações estamos sempre disponíveis em http://tdt.telecom.pt. Obrigado e até breve,
TDT - A Televisão Digital para Todos"






 






 Claro que um leitor atento percebe que eles não me responderam! Então decidi verificar se o assunto é levado seriamente pelas pessoas responsáveis pelo mesmo. E respondi:


"Caros Srs.,

agradeço a vossa resposta mas infelizmente em nada me esclarece. Fiz uma questão simples à qual foi dada uma resposta complicada.

"informamos que a morada referida se encontra numa rua que não está totalmente coberta por TDT."

Tenho tido desde Dezembro de 2011 sinal com potência de 91% e qualidade de 97% (estava bem explícito no meu email, bastava ler) portanto não me parece que seja o caso de cobertura parcial.

"recomendamos que contacte um instalador habilitado para verificar, no local de instalação, as condições técnicas de recepção da TDT e se existe viabilidade de acesso à televisão digital via terrestre."


Eu sou um instalador habilitado, se repararam no meu email referi que a situação não é exclusiva da minha residência mas de todos os habitantes na zona. E que a situação é recente, pontual, nada tem a haver com as instalações das redes de cliente.

"Indicamos a seguir os emissores para onde deverá, preferencialmente, orientar a sua antena bem como os respectivos canais e frequências, caso pretenda utilizar a sintonização manual"para vosso conhecimento o emissor de Alvaiázere não serve a minha zona. Além do de Torres Novas somos servidos, sim, pelo de Tomar:
Tomar 39°35’57.30″N 8°25’00.31″W 56 750-758MHz

Agora que esclarecemos as incongruências da vossa resposta vamos ver se consigo obter uma resposta directa e válida à minha pergunta inicial:

"Pretendo saber qual o contacto para reportar avarias. Antigamente se houvesse falha num canal contactávamos o canal e agora? Quando falha um falham todos. Depois de alguns meses com serviço "menos mau" deparamo-nos (todos os habitantes) na minha zona de flutuações na qualidade de sinal na ordem dos 80%. Costumo ter Potência de sinal a 91% e qualidade a 97% e há uns dias para cá, apesar de manter a potência (algumas vezes) a qualidade degrada para os 20% e até 0%.

Portanto quero saber para quem reclamo e relato a situação!"
A minha intenção é tentar ajudar-vos a melhorar o serviço. Se a entidade responsável pelo mesmo, não tem como me ouvir, se não disponibiliza uma linha para avarias/reclamações, assumindo presunçosamente que todo o mal está do lado do cliente, e espera que numa zona onde tem havido serviço "aceitável" passamos a não ter, bem podem esperar pesada contestação.

Aproveito ainda para tentar saber para que conveniência existe no formulário de esclarecimentos do site da TDT a questão "Tem televisão paga em casa?" Será forma de decidir a resposta a dar, será forma de informar a MEO para me inundar com telefonemas inoportunos? Como devem calcular esta pergunta é retórica, eu sei bem a resposta. Agora não esperem degradar ou manter degradado o sinal em zonas que já o tiveram a 97% de forma a injectarem marketing agressivo da componente rentável da PT, isto sem dura e ruidosa contestação. 

Agora, aguardo a minha resposta:"
  

Agora aguardo...

Vou tentar congregar a vizinhança para esta luta e sensibilizá-los a não cederem a esta burla a nível nacional adquirindo kits DTH ou aderindo ao MEO. Alguém estranha que o serviço MEO foi colocado ao serviço na nossa zona na mesma semana que o apagão analógico?!

Quando o slogan diz "Televisão digital para todos" eles não se estão a referir ao TDT mas sim aos pacotes de TV paga que nos querem impingir. Abram os olhos!



...........editado......


Afinal não precisei de aguardar muito em quinze minutos tinha a minha reposta... NOT!


"Caro Sr. Rui Rodrigues
Obrigado pelo seu contacto.


Dada a complexidade da questão colocada, será necessário que contacte a nossa linha de apoio ao telespectador TDT, através do número 800 200 838 (chamada gratuita), entre as 8h00 e as 24h00, de segunda-feira a domingo."


Eu só queria saber para onde me queixar! Jesus! Acho que nestas coisas é que se poderia melhorar a produtividade. Nestas situações é que se aplicavam despedimentos. Para quê tirar feriados se as pessoas apenas terão mais 2 dias para fazer este tipo de mediocridade?!

Assim que tiver telefone (que hoje também não funciona) trarei novidades. Me aguardem!