Rui
Manuel Nunes Rodrigues
NISS:xxxxxxx
NIF: xxxxxxx
TELEFONE: xxxxxxx
EMAIL: xxxxx@xxxx.xxx
*Se esta informação não chegou ao local mais correcto é favor reencaminha a quem de direito e com poder de decisão. Obrigado.
Exmos. Srs.
Venho por este meio apresentar
uma situação sobre a qual requeiro a vossa máxima atenção e disponibilidade para
resolução justa, facilitada e urgente.
Acabei de receber uma informação
por parte da Via Segurança Social que em muito me consternou e que em muito vai
afectar a minha vida, inclusivé a capacidade de subsistência.
Contexto:
A 23 de Janeiro entrei de baixa,
dada pelo meu médico de família, Daniel Castro da Extensão de Saúde de
Carrazede – Tomar, devido à minha incapacidade para trabalhar associada a um
problema de saúde. Essa baixa estender-se-ia até dia 03-02, mas entretanto tive
de ser operado de urgência a 26-01 e estive internado. No momento da alta
hospitalar foi me entregue um papel de baixa de internamento, pelo Doutor
Armando Correia, e a indicação que deveria de entregar na SS pois se iria sobrepor à baixa anterior. Pela indisponibilidade de a ir entregar em mão
mandei por correio.
Entretanto, sendo a recuperação
lenta, tive ter prorrogações às baixas e estas foram-me facultadas pelo Doutor
Daniel Castro introduzindo-as directamente no vosso sistema informático. Essas
inserções eu fui acompanhado através do serviço Segurança Social directa.
201200214943
Subsídio de Doença por Internamento 26-01-2012 a 06-02-2012 DEFERIDO
201200114261
Subsídio de Doença 23-01-2012 a 03-02-2012 DEFERIDO
201200114261
Subsídio de Doença 04-02-2012 a 15-02-2012 DEFERIDO
201200114261
Subsídio de Doença 16-02-2012 a 22-02-2012
DEFERIDO
Apercebi-me da sobreposição de
datas entre as primeiras duas baixas mas considerei que seria tudo normal,
senão não a teriam inserido manualmente nos vossos serviços e não teria sido
dada como DEFERIDA.
No dia 15/02 recebi um email com
informação de que me iriam ser pagos os dias até à data no valor de 284.34€
contemplando os prazos:
26-01-2012 a 03-02-2012 de 121,86€
04-02-2012 a 15-02-2012 de 162,48€
Foi efectuado o pagamento a tempo
e horas e tudo estava a decorrer na normalidade até que comecei a estranhar não
aparecer no SSDirecta as prorrogações seguintes:
16-02-2012 a 22-02-2012 inserida
a 16-02-2012
23-02-2012 a 06-03-2012 inserida
a 23-02-2012
Então contactei os vossos
serviços Via SS por email, em nome da transparência e esclarecimento, no dia 02
de Março:
De:
rman2006@hotmail.com
Recebida: 2012-03-02 15:14:05
Assunto: RE: ITPT-Consulta de Prestações de Doença
SSDirecta: Pedido Autenticado
NISS:12017275830
Distrito:Santarem
Boa noite,
foi-me dada uma extensão à baixa de 23-2 a 3-3 no dia 23-2 pelo medico
Daniel Castro,atraves do sistema informatico na extensão de saude de
Carrazede, mas ainda não consta aqui no site. Deverei me preocupar e ir
falar com o meu médico ou é normal o atraso?
Obrigado.
Recebida: 2012-03-02 15:14:05
Assunto: RE: ITPT-Consulta de Prestações de Doença
SSDirecta: Pedido Autenticado
NISS:12017275830
Distrito:Santarem
Boa noite,
foi-me dada uma extensão à baixa de 23-2 a 3-3 no dia 23-2 pelo medico
Daniel Castro,atraves do sistema informatico na extensão de saude de
Carrazede, mas ainda não consta aqui no site. Deverei me preocupar e ir
falar com o meu médico ou é normal o atraso?
Obrigado.
Ao qual recebi apenas a
informação de que nada me poderiam dizer antes de passados 30 dias.
138-01-ext-cbr
Exmo. Sr. Rui Rodrigues,
Relativamente ao seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que para obter informação acerca do pedido de Subsídio Doença de 23-02-2012 a 03-03-2012 é necessário que tenham decorrido 30 dias após a data do requerimento.
Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.
Com os melhores cumprimentos,
INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL
Contacte-nos através do VIA Segurança Social 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00
Estrangeiro: +351 272 345 313
E-mail em www.seg-social.pt
A distância mais curta para a Segurança Social.
O serviço Segurança Social Directa, disponível em www.seg-social.pt, permite aos Cidadãos e Empresas um relacionamento com a Segurança Social rápido, simples, seguro, sem filas de espera e sem sair de casa ou do escritório.
* POR ERRO COLOQUEI A DATA DE 03-03
Preocupado e sem esclarecimento,
voltei a contactar o vosso serviço Via SS mas desta vez pelo telefone no dia 08-03,
indaguei sobre esta situação e sobre o facto de aparecerem, apesar de
diferidas, zero dias concedidos. Disseram-me que tinham feito o registo das
minhas preocupações e que me iriam contactar o mais breve possível. Cheguei
mesmo a solicitar urgência, pois gostaria de ver as coisas esclarecidas antes
das datas de fecho dos pagamentos para evitar outros problemas.
Entretanto houve, após consulta
com o cirurgião, ele considerou haver necessidade de mais uma prorrogação,
desta vez até 04-04-2012. Na consulta seguinte, com o médico de família, expús
as minhas preocupações e ele confirmou no sistema a presença de todas as baixas
anteriores e a aconselhada pelo cirurgião. Reforçou até que se algo houvesse de
irregular ele não conseguiria passar a prorrogação. Apesar disso, após uns
dias, e uma vez que também não apareceu no sistema e não tive qualquer contacto
da vossa parte comecei a ficar deveras preocupado. Essa ansiedade aumentou
quando chegou ao dia 15 e não recebi o email com o registo dos pagamentos.
Então hoje, dia 16-03, decidi
contactar-vos de novo, via telefone, e
todas as minhas preocupações se provaram válidas devido ao que apenas posso
caracterizar como “um acumular de incompetências”.
Foi-me dito que “todas as baixas
foram consideradas como cessadas devido a ter havido prorrogações com prazos
inválidos e que está um valor em dívida de 284.34€ que foi recebido
indevidamente.” Naturalmente durante uns minutos nem soube o que dizer já que,
apesar de não ser uma total surpresa, fiquei boquiaberto com tamanha incompetência.
Foi adiantado que essa informação ficou disponível no dia 10. Fiquei estupefacto
pelo facto de, ainda por cima, terem a informação disponível e não me terem
contactado, como foi garantido. Além de tudo o mais, só esse facto
impossibilitou-me de visitar o meu médico e resolver a situação antes do fecho
dos pagamentos do mês. Claro que então este mês não receberei nada e aos olhos
da SS não estou em baixa e quem sabe se aos olhos da minha entidade patronal
não venha a ser entendido como estando a faltar indevidamente.
Resumindo e pelo que consegui
perceber estas foram as contribuições de várias pessoas para esta situação:
- Um cirurgião passou uma baixa
de internamento cujo prazo sobrepôs a minha baixa anterior apesar de associada
ao mesmo problema, possivelmente por não saber como proceder.
- Um funcionário da SS introduziu,
manualmente, em sistema essa baixa com os prazos sobrepostos, possivelmente por
simples displicência.
- O médico de família fez
prorrogações às baixas disponíveis em sistema, dando continuidade à sua baixa
inicial, sem conhecimento da baixa de internamento ou por ignorância de como
deveria de proceder.
- Foi efectuado pagamento
assumindo a regularidade da situação. Apesar de que pelo que dizem foi outro
erro.
- Alguém falhou em contactar-me,
não só atempadamente mas como de todo, a expôr o problema e a permitir-me uma
possibilidade de resolução. Sugerir soluções então …
- O sistema não paga e assume que
estou em dívida. (Estou para ver se a celeridade na cobrança é tão grande como
a do esclarecimento)
Daqui retiro que toda a gente
contribui para o problema e eu, o único que percebeu que algo não estava bem e
se esforçou para detectar e resolver antes que as consequências aparecessem e se
agravassem, sou quem vai ficar deveras prejudicado. Todos estão neste momento
nas suas casinhas com as suas vidinhas e o único que não contribui para o
problema é quem está e estará lesado?!
Não sei como vou pagar as minhas
prestações, mas sei quem vai ser penalizado se não cumprir.
Não sei quando poderei ver esta
situação resolvida, mas sei quem vai passar mais um mês sem poder trabalhar e
sem ter apoio.
Pelas conjecturas da vida tive de
voltar para casa dos meus pais. É uma agregado composto por 3 pensionistas, todos
reformados por invalidez, todos doentes. E eu, o único que normalmente tem
saúde vou ter de ser sustentado por eles? As pensões deles mal dão para a sua
própria alimentação e despesas de saúde mas terão de dar para pagar as minhas
prestações e me sustentar?
Estou a contactar-vos pois não
aceito, nem posso aceitar, ter de ficar um mês sem receber o que é meu de
direito por erros imputáveis a todos menos a mim. Sou eu quem vai ter de embarcar
em contactos, deslocações e pedidos para
tentar resolver esta embrulhada que a SS gerou, ainda por cima lidar com um mês
com 0€ (aliás -284.34€) e com os telefonemas do banco a pedir o dinheiro que
não vai estar lá. Lembro que quem está doente sou eu! Eu é que fui operado de
urgência, eu é que estive um mês esticado na cama e eu é que tenho de pedir
licença a um pé para mexer outro.
Caros Srs. eu vou, assim que o
meu médico estiver disponível, tratar de resolver com ele a questão dos prazos sobrepostos e ver se ele consegue corrigir esse erro. Foi-me dito pela vossa
operadora que consegue e deve ser ele a fazê-lo. Entretanto peço a vossas
excelências que se dignem a providenciar o pagamento que me é devido (392.66€) ainda
este mês de forma a que não seja sobrecarregado com ainda mais problemas e que
anulem o chamado “pagamento indevido”.
Não espero mais que uma célere e
justa resolução para este problema de forma a que não seja ainda mais lesado.
Aguardo um contacto urgente vosso com boas novas.
Atentamente,
Rui Rodrigues
*Esta exposição foi também
apresentada à Inspecção Geral do Ministério do Trabalho e Segurança Social