online marketing

segunda-feira, 19 de março de 2012




Bem dito 4G...ui 100Mb/s de velocidade hein?!... Mais uma para vos enganar.




 
A publicidade deveria de ser :


4G a forma mais rápida de ter a net mais lenta do mercado!

Ora vejamos,

100Mb/s = 100/8 = 12.5MB/s

Pela aplicação da PUR (Politica de Utilização Responsável) as operadoras reservam-se ao direito de reduzir  a velocidade dos utilizadores que excederem um certo limite de tráfego. E sim, também se aplica aos ilimitados. Aliás aplica-se especialmente aos ilimitados já que os outros pagam o extra e a política reserva-se ao direito de não intervir enquanto aos ilimitados reserva-se ao direito de intervir sempre. Mas continuando...

...no caso da TMN (SAPO, MEO) a política diz que a partir de 15GB a velocidade passa para 128Kb (foi o meu caso e em 3G) ou seja, uma redução de 99,875%.

Portanto :

15GB = 1024*15 MB = 15360MB

Ora:

15360/12.5 = 1228.8 segundos para esgotar o limite.

1228.8 /60 = 20 minutos e 28 segundos para esgotar o limite.

Ou seja, pague-se 59.99 por mês mais o preço exorbitante do equipamento para ter o serviço publicitado durante 21 minutos. Ou será que poderemos pagar apenas 0,125%? É que eu tenho uma Política de Pagamentos Responsáveis.

Claro que estou a exagerar porque neste caso é vantajoso para nós as velocidades nunca atingirem o que nos é prometido e a nossa utilização nunca é a 100% da rede. Mas ponham-se lá a fazer uns downloads de uns torrents assim que a receberem a ver se em menos de uma hora ou duas não estão a ligar para o apoio técnico a queixarem-se de velocidade lentas. Podem ter sorte nos primeiros meses, mas fiem-se na virgem.


DIGAM NÃO À PUR!
Informem-se!
Reclamem!
Protestem!

Mas sejam inventivos. Organizem-se!

Não vale a pena mudar de operador, estão todos na mesma linha. Não vale a pena queixarem-se à ANACOM, eles apadrinham as ordens dos padrinhos. Não amoxem às imposições de uns senhores que em vez de investirem parte dos seus lucros bilionários a melhorar as infraestruturas para acompanharem a procura, reduzem a qualidade de serviço para acompanhar infraestruturas obsoletas.

Mas acima de tudo, NÃO SEJAM RESPONSÁVEIS!


Este mês a TMN foi implacável e fez uma razia aos seus clientes na tentativa óbvia de reservar banda na rede para este seu novo produto Burro será quem cair nesta esparrela de publicidade enganosa.

* Muitos de vocês não sabem mas sou do tempo do DIAL UP a 14.4Kb, depois 28.8, depois 33.6, depois 56Kb e depois alguns felizes tinham linhas RDIS que lhes permitiam 128Kb. Os programadores nessa altura tinham preocupações extremas em ter conteúdos optimizados para essas velocidades. Depois do BOOM do ADSL e CABO os designers e programadores deixaram inclusivé de ser sensibilizados para isso durante as suas formações, ou seja, hoje quem tiver uma ligação de 128Kb não consegue sequer navegar em condições na página do próprio ISP, quanto mais visitar uma página com flash. Streams o quê?! Youtube? tás muito à frente. Com 128Kb para veres o email do hotmail ou o facebook tens de fazer reload à página 2 ou 3 vezes pois ela entra em timeout antes de completar o carregamento... só para saberem.